
Centro de promoção de actividades económicas das mulheres da região de Gabú
A cidade de Gabú conta, desde 1 de Agosto de 2016, com um centro multifuncional de promoção de actividades económicas das mulheres daquela região.
O centro vai trabalhar em primeiro lugar com as mulheres que actuam em áreas de impacto rápido e que na sua maioria pertencem ao sector informal. Por isso, vão apoiar essas mulheres na legalização do seu negócio, através da assistência jurídica. A formação e a capacitação das é outra das atribuições do centro, nome adamente a alfabetização de mulheres.
O centro é uma iniciativa conjunta da Associação das Mulheres de Actividade Económica (AMAE) e da Rede Nacional das Mulheres Trabalhadoras (RNMT), que funciona no seio da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), a maior central sindical do país.
A AMAE e a RNMT foram os parceiros de implementação deste projecto, executado pela FAO, UNICEF e pela ONU Mulheres. O Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas é que financiou a reabilitação e equipamento do centro.
O Centro Económico das Mulheres de Gabu está situado no interior do novo mercado da cidade, no Bairro de Algodão. É o primeiro do género na Guiné-Bissau. Acredita-se que o projecto pode servir de modelo para mais centros deste tipo nas outras regiões do país.